Lagoa da Canoa: a história que não quer calar.
O saudoso Zé Joaquim, pai de Higino, mais conhecido como Gino, na cidade de Lagoa da Canoa, e que já foi vereador, presidente da câmara municipal, secretário municipal de Lagoa da Canoa, deve estar se revirando no seu túmulo diante de tanta decepção! A foto acima tem uma simbologia muito grande, uma vez que, traz à tona uma das maiores traições políticas da história da cidade de Lagoa da Canoa. A traição de Gino e Rafaela a Jairzinho Lira, é um pequeno café diante da realidade.
O evento recente realizado pela atual gestora, teve como objetivo atingir a família do saudoso Zé Joaquim, nela estão a ex-vereadora Rafaela do Gino, seu esposo e o ex-prefeito prefeito Lauro Fonseca, adversário e inimigo político de Zé Joaquim, pai do Gino, acusado pelo ex-prefeito como responsável por crime de mando. Durante o mandato de Lauro Fonseca, Zé Joaquim e sua família foram perseguidos, “Seu Zé” tinha que andar com um habeas corpus preventivo no bolso para não ser preso, foram tempos de infortúnio e medo, diante de um homem sagaz que, mesmo sabendo que José Joaquim era incapaz de matar uma mosca, o acusou por perseguição política.
Hoje, a fraqueza de Gino e Rafaela, não decepcionam apenas seus colegas de partido, nem o povo canoense, mas sobretudo, sua família que já mostrou total repúdio a atitude do casal, deixando claro que ninguém da família acompanha a decisão, mantendo seus apoios e lealdade ao pré-candidato Jairzinho Lira, seguindo a memória de Zé Joaquim sempre adversário do grupo de Lauro Fonseca.