Renata Calheiros deve ser candidata a vaga no Tribunal de Contas de AL
A vaga, superada qualquer discussão, é da Assembleia Legislativa e será preenchida dentro dos critérios técnicos.
Qualquer pessoa que preencha os requisitos do edital pode se inscrever. Depois disso, será preciso conversar e convencer os deputados estaduais. Após a avaliação dos currículos, os parlamentares vão ouvir os candidatos a vaga de conselheiro em uma espécie de sabatina. Quem tiver mais votos, leva.
Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Brasília (UnB), Renata Pires Calheiros deve ser candidata a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado – aberta há dois anos com a aposentadoria do ex-conselheiro Cícero Amélio.
Ex-primeira dama do Estado, casada com o senador eleito Renan Filho (MDB), idealizadora do projeto Alagoas Feita a Mão, Renata surge como favorita a conquistar a vaga de conselheiro. Reúne um bom currículo e tem, claro, muita influência política, outro requisito para o processo.
A candidatura dela, avisa um influente interlocutor da Assembleia Legislativa de Alagoas, será tratada como as demais: “como qualquer cidadão, se ela decidir, poderá ser candidata. Para isso, basta preencher os critérios. Fora disso, o que vai pesar é a conversa com os demais deputados”, pondera.
Até ontem especulava-se que a médica Adélia Maria, irmã do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado estadual Marcelo Victor (MDB) seria uma das candidatas a vaga de conselheiro. Ao que parece, não passou de especulação.
As inscrições para a vaga de conselheiro terminam nesta quarta-feira (14/12). A “eleição” será realizada sem demora. É provável que o nome do novo ou nova conselheiro seja conhecido ainda esta semana ou início da próxima, no máximo.
Fonte: gazetaweb.com/ blogdoedivaldojunior.